Semana do Meio Ambiente: Entrega de Sementes de Crotalária nas escolas

Publicado em: 10/06/2022 14:27 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação / Fotos: Rafaela Reis

A Prefeitura de Jussara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente está promovendo uma série de atividades durante a semana em comemoração ao DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Nesta última terça-feira (7), em uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Saúde,  a Rede Municipal de Ensino e a Escola Especial Caminhar Juntos - APAE participaram de uma atividade educativa. Os alunos receberam sementes de Crotalária, cujo objetivo dessa ação é reforçar ainda mais o combate ao Aedes Aegypti no município de Jussara, a planta ajuda a combater a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Na oportunidade esteve presente o Prefeito Robison Pedroso da Silva, Secretário da pasta, Valdeci Pereira de Lima, Secretária de Educação e Cultura, Silvia Maria Toloni Maranho, Diretora do Meio Ambiente, Angélica Araújo, Coordenadora Pedagógica, Salete Mazzarão Guietti e a equipe de Endemias, Carolina Pereira da Silva Oliveira, Jéssica Costa Prado dos Santos, Luciana Bazarin Martinucci, Rithielen Thais Pereira Picoli e Talita Fragoso Ramos.

O Secretário da pasta, Valdeci, explicou  que as Crotalárias podem ser plantadas nos jardins das residências, em vasos e espaços verdes. Além de servir como possível proteção, a planta tem uma flor-amarela ideal para ornamentação, elas demoram cinco dias para nascer e 60 dias para florir, além de servir para adubo de outras plantas.

A Crotalária é uma importante aliada no combate à dengue. O pólen produzido por suas flores atraem as libélulas, inimigos naturais do Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus, dentre outros.

As libélulas botam seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes aegypti. As larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue. Além disso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos sendo que o Aedes aegypti faz parte de seu cardápio, o que pode diminuir a infestação. São plantas pouco exigentes em fertilidade e podem ser cultivadas em jardins, vasos, canteiros e até mesmo em lotes vagos.

Vamos trabalhar juntos para combater a dengue em nossa cidade. Todos juntos podemos vencer essa batalha.

Contamos com a colaboração de todos.