SECT realiza a primeira oficina de educadores do Programa A União Faz a Vida

Publicado em: 21/03/2023 14:14 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

No dia 15 de março, aconteceu a primeira oficina de educadores do Programa A União Faz a Vida, o projeto é desenvolvido na educação infantil.

Estiveram reunidos os educadores da educação infantil, as diretoras Lusinete Ventaja e Claudia Guietti Feitoza, a coordenadora Pedagógica Salete Mazzarão Guietti, a Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Silvia Maria Toloni Maranho e as pedagogas dos CMEIS.

Na oportunidade a equipe pode refletir sobre a teoria e colocar em prática a importância da cooperação por meio de atividades dinâmicas e motivacionais. O tema trabalhado na oficina pela Assessora Pedagógica Vanessa Beleti, os processos grupais: Reflexão para Educadores, texto de Ricardo Casco e Emília Cipriano, que permitiu refletir sobre as experiências compartilhadas no interior da escola, mediadas em grupos de crianças e adolescentes, é o que possibilita a formação do espírito democrático, condição básica para a construção da cidadania individual e coletiva.

No interior dos grupos, os indivíduos constituem relações com seus semelhantes, tendo a possibilidade de confrontar seus referenciais, seus modos de pensar, suas ideias e sentimentos com outros referenciais, podendo, por meio desse jogo recíproco, constituir impressões sobre si, sobre o mundo e sobre si no mundo social. Nesse caso se exercita em cooperação; que o esforço é individual, mas o êxito compartilhado.