Dia D: Combate a Dengue em Jussara

Publicado em: 26/11/2021 09:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

O Setor de Controle e Combate às Endemias promoveu, nesta sexta-feira (27), uma mobilização municipal de combate à dengue. A ação envolveu os agentes de combate às endemias e teve como intuito alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da doença, além da zika e chikungunya. A ação foi realizada na Praça Valdemar Alves Nogueira, que contou com a presença do Prefeito, Robison Pedroso da Silva, Vice-prefeito, Simão Ferreira e a Secretária Municipal de Saúde, Renata Rinaldi da Silva, houve orientação à população sobre os cuidados e sintomas.

Conforme o Diretor Municipal de Vigilância Epidemiológica Sanitária e de Controle de Zoonoses, Josafá José da Silva (Fafá), a intenção foi conscientizar os cidadãos sobre a importância de manter o quintal limpo. “Abordamos as pessoas, demonstramos como são as larvas e como proceder para eliminar focos de infestação”. Fafá ainda lembrou a importância das pessoas realizarem a limpeza dos quintais, eliminando água parada e possíveis reservatórios.

Entre os locais mais propícios estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, buracos em árvores, bromélias, caixas d’água e lajes. “Temos focos também nas residências, por isso é preciso regularmente fazer uma varredura em vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar condicionado, suporte de água, entre outros”.

Durante a atividade na Praça Valdemar Alves Nogueira, os agentes de combate às endemias também detalharam os cuidados com os escorpiões, outro problema que surge com a chegada do verão.

Doenças causadas pelo mosquito – A dengue, chikungunya ou zika são doenças febris graves, transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. No verão, com o aumento das chuvas e elevação das temperaturas, há o crescimento também na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada. Os sintomas incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Confira as fotos registradas: