Realização da última etapa do Curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica

Publicado em: 02/06/2023 15:55 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde por meio de suas profissionais, a nutricionista, Ana Carolina Basso M. Nunes e a psicóloga, Juliana de Lourdes Fachina, realizaram na última terça-feira, dia 30 de maio, a última etapa do Curso de Formação em Auriculoterapia para Profissionais de Saúde da Atenção Básica, em Toledo/PR.

Esse curso é oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, visando capacitar profissionais de nível superior da atenção básica.

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes de mostarda coladas na pele). Nas últimas décadas acumulam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.

Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família. A Auriculoterapia é recomendada para o tratamento de ansiedade, tabagismo, insônia, obesidade entre outras.