Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra sobre Orientações ao “Outubro Rosa”

Publicado em: 05/10/2022 09:44 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação / Fotos: Rafaela Reis

No mês de outubro a secretaria Municipal de Saúde está trabalhando o “Outubro Rosa'', na manhã desta quarta-feira (5), realizou uma palestra com as enfermeiras do município, Nilcéia e Gisele, no qual foi compartilhado informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, seus fatores de risco e proteção, sinais e sintomas.

A ação realizada na Câmara Municipal reuniu servidores da saúde, autoridades e apoiadores da causa que também participaram mais cedo da Caminhada Rosa.

Outubro Rosa

Neste mês de campanha de prevenção ao Câncer de Mama, a Prefeitura de Jussara acende à população o alerta quanto a importância do autoexame, capaz de detectar precocemente o câncer de mama.

Para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente essa doença, o autoexame das mamas é o primeiro passo. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando a percepção de qualquer alteração.

A realização do autoexame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos. Ele é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.

A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

Prevenir é a melhor forma de lutar!

Confira as fotos registradas: