Dia Nacional da Cultura

Publicado em: 09/11/2021 10:23 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

A Secretaria da Educação e Cultura, por meio da Diretora de Cultura, Leidiane Giroto, juntamente com a administração, celebra nesta sexta-feira, 5 de novembro, o Dia Nacional da Cultura. Instituída pelo Governo Federal, em 1970, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Rui Barbosa, um dos grandes nomes da história e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Além disso, marca a celebração e a promoção de obras, ações culturais e feitos científicos que marcaram, ao longo dos anos, o setor. Cultura significa o acúmulo de vivência histórica dos conceitos sociais como valores, linguagens, fé, técnicas e gosto, todos formados coletivamente. A cultura se relaciona diretamente com o modo de se comunicar, de vestir, de comer, de morar, de rezar, de se interagir e de trabalhar. Ela é flexível, plural e viva, e se associa até a itens que aparentemente são díspares e divergentes. A cultura é o conjunto de tradições e costumes compartilhados por algum grupo, sendo que tais manifestações podem ser de caráter artístico, social ou intelectual. É algo que está inserido desde o nosso nascimento sendo passada de geração em geração.

Considerado o 5º maior país em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas. Essa variedade nos tornou uma nação com uma extrema riqueza cultural.

Confira abaixo algumas fotos que fazem parte da Cultura do Município de Jussara: