Outubro Rosa: a prevenção não pode esperar

Publicado em: 20/10/2021 14:21 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

A campanha Outubro Rosa foi criada nos anos 1990, nos Estados Unidos, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. De lá para cá, teve adoção internacional e no Brasil, foi instituída por lei em setembro de 2018 (Lei 13.733/2018). Desde então, a sociedade tem mais informações sobre esse tipo de câncer que assola 29% das mulheres brasileiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A ação anual tem o objetivo de disseminar ao máximo informações sobre como prevenir, tratar e lidar com os resultados de um câncer de mama. Conscientizar sobre a importância dos exames que diagnosticam a doença e assim, colaborar para a redução da mortalidade causada por ela.

Em todos os casos de câncer e no de mama em especial, a prevenção faz toda a diferença. O câncer de mama é causado pelo aumento fora de ordem das células da mama. Isso gera células anormais que se multiplicam e formam um tumor, assim, em autoexame a mulher pode detectar um volume (o nódulo/caroço). Mas, os tipos de câncer de mama são variados, alguns se desenvolvem mais rápido e outros de forma mais lenta, isso porque cada tumor tem uma característica particular.

Conheça seu corpo e esteja atenta aos sintomas

Os diversos fatores que podem levar um organismo a desenvolver o câncer de mama, dificultam a prevenção à doença. No entanto, existem sinais que podem aparecer no corpo, em especial nos seios, proximidades e isolados ou vários ao mesmo tempo, que podem ser indicativos da doença.

Alguns dos sinais e sintomas são:

– Alterações no tamanho ou forma da mama;

– Nódulo único e endurecido;

– Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;

– Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

– Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;

– Sensação de nódulo aumentado na axila;

– Espessamento ou retração da pele, ou do mamilo;

– Secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;

– Assimetria entre às duas mamas;

– Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;

– Endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja;

– Coceira frequente na mama ou no mamilo;

– Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

– Inversão do mamilo;

– Inchaço do braço;

– Dor na mama ou no mamilo.

É preciso destacar que existe uma pequena possibilidade de esses sinais não indicarem a presença de um câncer, no entanto, é sempre necessário consultar um médico para ter um diagnóstico seguro.

Invista na prevenção

Ainda que o câncer de mama não seja uma doença totalmente possível de se prevenir, uma boa maneira de manter os cuidados é apostar nos fatores de proteção, especialmente hábitos de vida saudável que ajudam seu corpo a se manter são. Como, por exemplo:

– Mantenha uma boa alimentação. Faça refeições a cada 3 horas, comendo pequenas quantidades e dando sempre preferência a alimentos naturais ao invés de industrializados.

– Dê preferência aos alimentos integrais. Evitar gorduras e carboidratos simples – como açúcar adicionado, doces, sucos de caixa, refrigerantes, pão branco, macarrão, entre outros – também contribuem para a saúde do seu corpo.

– Consuma frutas, verduras, legumes e outras fontes que forneçam nutrientes, vitaminas, minerais e sejam fontes de fibras para seu organismo. Dê preferência a proteínas de boa qualidade.

– A prática de exercícios físicos é uma forte recomendação para auxiliar a manutenção da saúde física e mental do indivíduo. 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana já atendem as necessidades de atividade do corpo.