Dia D na Agência do Trabalhador atendimento exclusivo para Pessoa com Deficiência

Publicado em: 22/09/2021 10:12 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

Para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego, promoveu na Agência do Trabalhador de Jussara o Dia D, este dia é dedicado à inclusão social e profissional das pessoas com deficiências e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, que também aconteceu em todas as agências do Paraná, no intuito de ajudar o trabalhador portador de necessidades especiais no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Na oportunidade esteve presente no período da manhã a Mariana Cunha Bueno Teixeira, Analista de Recursos Humanos da empresa Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CMNP, realizando entrevista com os pretendentes à vaga de emprego. No período da tarde os alunos e professores da Escola Vamos Caminhar Juntos - APAE realizaram uma visita para conhecer toda a Secretaria.

O objetivo é oferecer um espaço na própria Agência, que estará totalmente adaptada conforme as exigências recomendadas pelas autoridades sanitárias, para que as empresas possam realizar o processo seletivo exclusivo de candidatos com deficiência, fortalecendo a inclusão com oportunidades de emprego.

Segundo o Diretor da Agência do Trabalhador, Marcelo Faria, o dia “D” em Jussara está em sua 1ª edição. “Essa mobilização é extremamente importante para dar visibilidade ao fato de que o direito de trabalhar é um direito de todos. Eu vejo que as pessoas com deficiência têm mais dificuldade em se encontrar no mercado de trabalho, por isso a dedicação da nossa equipe, para que nós possamos auxiliar essas pessoas no âmbito profissional e incentivar a sociedade, no sentido de inclusão da pessoa com deficiência”, destacou.

As empresas participantes deverão atender ao artigo 93 da Lei n.º 8.213/91, que determina que os empregadores com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência, em um índice que varia conforme a quantidade total de empregados.

Confira as fotos registradas: