Publicado em: 06/08/2021 13:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

Sexta-feira (06) – o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos do Paraná (Castrapet) realizou a castração de 110 animais domésticos no município. A estrutura foi montada na quadra coberta da Escola Municipal Julita Alves Soares, uma ação executada com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente e representada pelo Secretário Márcio Nunes, através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Soldado Adriano José e com parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As cirurgias foram gratuitas e, além da castração, os tutores receberam medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

O prefeito Robison, com o Deputado Soldado Adriano José e a diretora do Meio Ambiente Angélica esteve presente acompanhando os trabalhos e falou da importância desse programa para o município. "Era um anseio antigo da população esse projeto de castração gratuita, realizando o controle populacional dos animais e assim melhorando a qualidade de vida", destacou, agradeceu o Deputado Soldado Adriano José, o Governo do Estado por meio do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

A iniciativa é inédita no País sendo investido, até agora, R$ 2,4 milhões oriundos de verbas parlamentares e da própria Sedest nos municípios onde não houve destinação de emendas dos deputados. A ação começou em 2019 e, somente no primeiro ciclo foram castrados mais de 15 mil animais em 45 municípios

A próxima etapa já está em andamento e prevê a castração de cães e gatos em 80 novas localidades. O recurso será disponibilizado integralmente pela Secretaria Estadual, com verba do Fundo Estadual do Meio Ambiente. O programa é permanente. Foi um dos compromissos firmados pelo Governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e implementado pelo secretário estadual Márcio Nunes.

O objetivo é auxiliar prefeitos na contenção do aumento populacional de animais domésticos abandonados e oferecer oportunidade para que famílias de baixa renda esterilize seus animais de estimação, gratuitamente. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses.

PROGRAMA – O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro das prefeituras.

Angélica falou sobre o Castrapet é o único programa realizado por um governo estadual, em parceria com os municípios, em todo o país. “É um programa de saúde ampla, pois trata dos animais e da relação deles com os tutores, zoonoses, controle populacional e até facilita a adoção de animais de rua, pois os castrados costumam ter maior aceitação”, acrescentou.

CASTRAPET, ação permanente que beneficia todo o Paraná.

Agradecimentos a todos os envolvidos e aos tutores.