Dicas de Leitura - Março, mês da Poesia

Publicado em: 29/03/2021 14:48 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de Comunicação

Mês de março é o mês da poesia arte de escrever em versos, a Secretaria de Educação e Cultura de Jussara através da Diretoria de Cultura, traz alguns livros buscando valorizar a literatura e criatividade, lembrando da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

A poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Em tempos de pandemia a leitura se torna algo ainda mais prazeroso além de ser uma forma de explorar e viajar pelo mundo sem sair de casa, ler também alivia o estresse e nos deixa mais feliz.

A poesia como forma de expressão artística pode ser considerada anterior à escrita, porque era mais fácil guardar o conhecimento através de palavras repetíveis. Seus primeiros registros foram encontrados em monólitos, pedras rúnicas das primeiras culturas letradas. Por isso mesmo, a poesia é considerada uma das primeiras formas de escrita.

Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.

A poesia brasileira é um dos nossos patrimônios culturais. São inúmeros os nomes reconhecidos e premiados internacionalmente. Alguns autores são responsáveis por, em períodos distintos, contar a história do povo brasileiro e apresentar suas impressões sobre o mundo e os outros. Alguns nomes tiveram maiores destaques, tais como Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade.

Peculiarmente distintos, são poetas que embelezam a literatura brasileira. Antônio Frederico de Castro Alves, baiano, lutou por causas nobres, tais como a defesa da República, e ficou conhecido como o poeta dos escravos.

No link abaixo estão disponíveis 5 obras do poeta Castro Alves, para baixar de forma gratuita. Boa leitura!