SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA CAMPANHA OUTUBRO ROSA


Publicado em: 04/10/2018 13:56 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Ericsander Agostini Duarte

 

 

O prefeito municipal Moacir (Tatinha) esteve participando juntamente com toda equipe de funcionários da secretaria municipal de saúde do lançamento oficial da campanha  “Outubro Rosa”.

Na ocasião todos os  funcionários receberam uniformes personalizados com o slogan da campanha e da secretaria municipal de saúde.

A campanha tem como objetivo alertar as mulheres Jussarenses e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e à partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR. em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período.

Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.

Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Em vários lugares do mundo principalmente nos EUA o outubro rosa é caracterizado por monumentos da cor rosa.