O prefeito municipal Moacir (Tatinha) esteve participando
juntamente com toda equipe de funcionários da secretaria municipal de saúde do
lançamento oficial da campanha “Outubro
Rosa”.
Na ocasião todos os funcionários receberam uniformes
personalizados com o slogan da campanha e da secretaria municipal de saúde.
A campanha tem como objetivo alertar as mulheres Jussarenses
e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer
de mama e câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de
mama acontecem desde 2002 e à partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em
diversos estados.
A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de
campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas
durante este mês.
No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em
levantamento apresentado no ISPOR. em 2017, que ainda que a
conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens
divulgadas neste período.
Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook
e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas
campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame,
que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença.
Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis
mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à
própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.
Dados
do Instituto
Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que
apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma
taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
Em vários lugares do mundo principalmente nos EUA o outubro rosa é
caracterizado por monumentos da cor rosa.