Secretaria da Agricultura Pecuária Abastecimento e Meio Ambiente realiza reunião técnica com produtores rurais

Publicado em: 31/03/2022 15:30 | Fonte/Agência: Prefeitura do Município de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

No dia 29/03/2022 foi realizada no município de Jussara uma reunião técnica para esclarecer as dúvidas dos produtores rurais sobre o cultivo do maracujá.

Na oportunidade esteve presente os representantes da Câmara Municipal os vereadores Lindowest Tenório Bezerra Galvão e Fred Joel de Alencar, Técnico Agrícola responsável da Secretaria Municipal de Agricultura de Jussara, Valdecir Pereira Lima, Gerente da Cooperativa Sicredi da Unidade de Jussara, Fabio Jhonatan de Souza Candido Chiste, Técnico Agrícola do IDR-Paraná, Emanuel Sordi, Engenheiro Agrônomo do IDR-Paraná – Unidade Municipal de Cianorte, Edison Eiti Mikami e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jussara, Vady Preciso.

Na reunião foi abordado o cultivo de maracujá como fonte de renda, sendo uma opção de cultivo para os pequenos produtores, segundo o Presidente do Sindicato Vady Preciso “Para propriedades pequenas com mão de obra familiar, a cultura de maracujá se torna rentável”.

Com o apoio dos agentes financeiros como o Sicredi, o produtor pode realizar o investimento para aquisição de estrutura como palanques e arame, e para realizar a aquisição do sistema de Irrigação, fundamental para o cultivo, outro investimento que pode ser realizado, é o da aquisição do sistema de energia solar, Segundo o Fábio Chiste – Gerente do Sicredi da Unidade de Jussara, “hoje a energia está aumentando o custo de produção, já que a irrigação precisa de energia, e com o apoio do Sicredi, o produtor pode financiar e diminuir o custo com a energia”.

Os Vereadores, representados por Lindowest Bezerra e Fred de Alencar, mencionaram a importância do município apoiar os pequenos produtores rurais. Sendo que no evento tinha 27 produtores, onde a maioria era das vilas rurais Gralha Azul e São Cristóvão.

O Engenheiro Agrônomo Edison Mikami mostrou para os produtores que estava presente a plantação de Maracujá, detalhando o cultivo desde o plantio até a colheita. Dando ênfase no plantio das sementes na propriedade rural, plantada e conduzida as mudas na estufa (ambiente protegido) onde as mudas irão ser conduzidas até chegar a uma altura de cerca de 2 metros, esse procedimento é para diminuir a incidência de ataque de pragas e ocorrência de doenças, obtendo mudas de qualidade. Consequentemente, o produtor vai aumentar a produtividade.  Segundo o Edison Mikami “Com esse sistema de cultivo de maracujá o produtor pode obter produtividade maior que 20 toneladas por hectare, com potencial produtivo de até 40 toneladas”.

O Técnico Agrícola Emanuel Sordi, comentou das formas de comercialização, tendo como objetivo, mencionar a criação de uma Cooperativa Regional no Município de Cianorte, Segundo o Emanuel Sordi “Atualmente o preço do maracujá no CEASA é ótimo, mas quando tem muito produto no mercado o preço a baixa, e uma das formas de comercializar é os mercados institucionais, como, por exemplo, o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)– Modalidade  COMPRA DIRETA comercialização é através da Cooperativa de produtores”.

Finalizando a reunião o Valdecir Pereira Lima agradeceu a presença de todos, e comentou “A Prefeitura Municipal de Jussara, representada pela Secretaria Municipal de Agricultura está a disposição de todos os pequenos produtores rurais de Jussara, para atender as necessidades, e visando desenvolver a fruticultura no município, iremos orientar os produtores no que for preciso”.

Confira as fotos registradas: