SME inaugura duas bibliotecas infantis do projeto Pequenos grandes leitores

Publicado em: 16/06/2021 17:35 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jussara | Autor: Assessoria de comunicação

Quarta-feira (16), em mais uma  ação patrocinada pela Empresa Companhia Melhoramentos Norte do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal de Jussara e Secretaria de Educação e Cultura, inaugurou duas bibliotecas infantis, que beneficiara os alunos do CMEI Balão Mágico e CMEI Sonho de Criança com o projeto  de biblioteca infantil, “Pequenos grandes leitores”.

Estiveram presentes na inauguração, o Prefeito Robison Pedroso da Silva, o Vice-prefeito Simão Ferreira, os representantes da Câmara de vereadores o Vice-presidente Lindowest Bezerra, a vereadora e Coordenadora Pedagógica Salete Mazzarão Guietti, a Secretária de Educação e Cultura Silvia Maria Toloni Maranho, a Diretora da Cultura Leidiane Aparecida Giroto dos Santos, a Diretora do CMEI Balão Mágico Claudia Guietti Feitoza, a Diretora do CMEI Sonho de Criança Luzinete Ribeiro Ventaja, os representantes da empresa Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - CMNP, Alisson Brito Souza, Everson Schiocchet e Pâmela Assis Cavalheiro Santos e o representante Sócio-Diretor da empresa Laranjeira Cultural Irineu Ferreira.

Cada CMEI recebeu em suas instalações uma biblioteca infantil, composta por um acervo de livros, brinquedos, jogos e móveis lúdicos, 750 itens cada, investimento total de R$ 204.000,00 (duzentos e quatro mil reais), sendo 102.000,00 (cento e dois mil reais) cada biblioteca. Segundo o Diretor Irineu foi oferecido uma capacitação aos professores.

“Essa ação é fruto de uma política participativa fomentada pela nova gestão, além de possibilitar a aprendizagem das crianças, a ação também nos mostra o quanto a empresa se preocupa com o futuro da educação.  A gestão vem trabalhando e buscando grandes parcerias, visando sempre o melhor para comunidade em todas as áreas”, disse o prefeito Robison.

O objetivo dessas bibliotecas é estimular a leitura e a brincadeira para crianças de 0 aos 8 anos. Dessa forma, o ato de brincar se torna uma oportunidade de aprender, crescer e evoluir. O projeto busca promover o acesso à leitura e contribuir com o desenvolvimento social das crianças atendidas, o acervo é composto por livros de literatura infantil, brinquedos populares, jogos educativos e móveis adequados para essa faixa etária e o diferencial do projeto é incentivar os processos de aprendizagem e letramento através de livros e brinquedos.

Essa ação prova que a educação pode ser repleta de momentos humanizados, criativos, recreativos e socializados com as necessidades da criança. O projeto visa ser um agente incentivador da leitura, pois acredita no poder que os livros preservam. Para que este número cresça e o cenário mude e possamos desenvolver o hábito e a condição da leitura nas crianças, ou seja, alfabetizá-las, é preciso de um projeto cultural sólido desde muito cedo na vida da criança.

A seleção dos brinquedos irá respeitar as etapas de desenvolvimentos das crianças e também os mais diversos tipos de materiais, como madeira, metal, borracha e tecidos diferentes, assim como a variedade dos brinquedos. Para as crianças menores: móbiles, chocalhos, animais de pelúcia, blocos de encaixe até bonecos, carrinhos, jogos da memória, dominó, bola, tapete, corda, entre outros que estimulem o desenvolvimento motor, o simbólico e o raciocínio.